Oito sinais de que sua mente lhe sabota

Sandra Veroneze
sandra.veroneze@pragmatha.com.br

O invisível rege o visível. Platão, há mais de dois mil anos, já falava sobre as ideias habitarem um mundo próprio, todo seu, até serem canalizadas para a mente humana e então se materializarem, se tornarem realidade. Sermos criativos, portanto, dependeria de cultivarmos uma mente saudável e em perfeitas condições para receber esse fluxo de energia. Mas você sabe identificar quando sua mente não lhe ajuda? A verdade é que nem tudo que passa pela sua mente serve. Conheça alguns sinais de que a sua mente está lhe sabotando: 

– Não deixa você descansar. Você deita a cabeça no travesseiro à noite, para dormir, e a mente não para. Passeia infinitamente pelos acontecimentos do dia, pelos compromissos que virão, pelas coisas que não deram certo, gerando estafa e ansiedade. Um dos resultados é a falta de energia e irritabilidade no dia seguinte. 

– Faz você se comparar com os outros. Por falta de um referencial próprio, interno, sua mente faz com que você preste atenção no desempenho dos outros: colegas de trabalho, amigos… O resultado é uma eterna insatisfação, porque, obviamente, sempre terá alguém melhor que você.

– Interpreta de forma equivocada os fatos. Nossa percepção depende dos sentidos. Lemos e experimentamos o mundo pelo olfato, paladar, toque, pela audição e visão. Quando a mente se abstém de filtrar e processas essas informações, ficamos reféns de análises rasas, superficiais, do que está realmente acontecendo. Não conseguimos contextualizar, colocar em perspectivas. Ficamos simplórios e, não raras vezes, tacanhos. 

– Não permite que você aprenda com seus erros. Muitos dissabores são produzidos porque repetimos experiências e situações catastróficas. A mente que atrapalha faz com que as conclusões tiradas a partir de um insucesso não sejam retidos, internalizados, levando você a cometer os mesmos erros. 

– Não permite que você se concentre. Energia concentrada produz melhores resultados. Esse aspecto, na mente, significa foco. Uma mente que lhe atrapalha estará sempre atenta aos movimentos paralelos, impedindo que você se concentre no que realmente importa. 

– Fica presa a padrões. Uma das principais características da mente é a velocidade. Os pensamentos são, por natureza, livres. Porém, sua mente pode ficar presa a inúmeros padrões, crenças, impedindo que você desenvolva todo seu potencial.

– Traz pensamentos que não lhe confortam. Uma mente que atrapalha trará sempre lembranças negativas, cobranças exageradas, em vez de produzir pensamentos de conforto e esperança. 

Sobretudo, preste atenção se você anda muito preocupado. O natural é ocupar-se. O pré-ocupar-se, que é diferente de planejamento, é um forte sabotador de seus planos, suas ideias, sua vida. 

Sandra Veroneze é Jornalista e Filósofa Clínica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *