[fb_button]
O ser humano tem como uma de suas mais marcantes características a busca pela certeza, pela segurança, pelo controle das situações, porém isso sempre foi e continuará sendo algo quase impossível de se conseguir, ainda mais em tempos como os que vivemos, em que somos bombardeados por informações novas o tempo todo. Como já diz o slogan da rádio: “em 20 minutos, tudo pode mudar”. Então como lidar com isso?
Por mais absurdo que possa parecer, o “controle” da nossa saúde mental está em aceitar que não temos controle! Mas Júlia, como assim? Explico: precisamos aceitar que a vida é como um barco no oceano. Podemos ter um pouco de controle sobre para que lado estamos indo e onde queremos chegar, mas precisamos aceitar que podem vir tempestades, a maré pode mudar e algum empecilho aparecer. Porém, isso não quer dizer que a viagem necessariamente será ruim.
Podemos encontrar novas paisagens no caminho, novas sensações e novas experiências, fazendo com que a viagem se torne mais interessante, fazendo com que o não controlado nos surpreenda e até aquilo que pode ser visto como ruim possa contribuir para a nossa vida de alguma forma.
Acredito que uma forma de se viver bem, sem dúvida alguma, é aprender a mudar de perspectiva, aprender a olhar cada situação por um outro viés… Sabe a história do copo meio cheio ou meio vazio? Acho que é por aí…
Então, se eu puder deixar uma dica, convido a pensar sobre todas as vezes que seus planos não deram certo e quantas vezes você foi surpreendido com o que veio depois. Será que, se tudo tivesse acontecido exatamente como você planejou, você chegaria onde chegou? Julia Lainetti, psicóloga
Você lida bem com incertezas? Leia matéria completa aqui.