Você sabe o que é e como usar a Tríade do Tempo?

Em MBA em Coaching, aprendemos como utilizar esta ferramenta, A Tríade do Tempo, que considero uma chave de ouro e serve para visualizarmos onde nosso coachee esta dispensando seu tempo ao longo do dia.
Dificilmente prestamos a devida atenção de como utilizamos nossas 24 horas diárias, e muitas vezes esta falta de conhecimento nos causa vários incômodos, transtornos e muitas vezes o retrabalho.
Vou resumir para vocês as definições da tríade, descritas aqui em três pontos de destaque: atividades importantes; atividades urgentes; atividades circunstanciais.

Importante
Nesta ampulheta temos todas as atividades que você faz e são realmente importantes na sua vida em curto, médio ou longo prazo, mas você sabe que são prioritárias. Possuem tempo de execução, mas não são urgentes. Costumamos exemplificar como uma consulta médica que você marca com antecedência, mas se você sofrer um AVC passará a ser urgente. Se você cumpriu sua tarefa em tempo determinado, ela não passará a urgentes. Portanto toda tarefa importante que você não cumprir no prazo determinado passa a ser urgente.

Urgente
Nesta ampulheta temos as atividades exigidas fora do previsto ou que o tempo é pouco ou já expirou. São aquelas exigências que chegam de última hora, causando stress e muita pressão. São exemplos: esquecimentos, reuniões de emergência.
Temos o triste hábito de adiar o que é importante, realizando apenas quando se torna urgente.

Circunstancial

Nesta ampulheta ficam todas as atividades desnecessárias ou irrelevantes. Costumam roubar tempo e ações, como email de fofocas, brincadeiras, uso indiscriminado da internet, redes sociais, TV etc.
Percebam, o que é importante e você executou não é urgente, e o que é urgente também não é circunstancial.
Cuidado com o estresse disfarçado de importante!
Para chegarmos aos percentuais de cada ampulheta, realizamos com nosso coachee um questionário simples mas específico e esclarecedor, após somamos as respostas para depois calcularmos os resultados finais.
Lorena Fontoura

Coach e Coautora dos livros de Gestão Pessoal da Editora Pragmatha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *