Tecnologia e desenvolvimento humano

[fb_button]

Vida moderna.
Com um rápido clique tudo acontece. Falo com quem está muito distante, faço compras, fecho negócios, acesso informações, me mantenho atualizado e conectado ao mundo todo. Não há mais fronteiras, somos todos cidadãos do mundo. E tudo isso está na palma da mão, no celular.
Mas, muitas vezes não sei o que está acontecendo bem aqui, embaixo do meu nariz, dentro da minha casa com as pessoas do meu convívio diário ou no meu próprio coração.
Quem ainda faz uma visita a um amigo? Dificilmente se tem tempo para fazer visitas e verdadeiramente conversar, falar da vida, das nossas escolhas, trocar ideias, falar de si e ouvir o outro.
A tecnologia nos consome, as relações acontecem no WhatsApp através de frases curtas e pontuais. Fotos no Instagram ou no Facebook informam o que está acontecendo na nossa vida para os nossos familiares e amigos. Muitas reuniões e conversas importantes não acontecem mais pessoalmente, mas sim pelo Skype.
A solidão é uma presença constante e conhecida por todos, sem exceção. Até mesmo as crianças sofrem deste mal na nossa época atual.
A tecnologia é indispensável para a vida moderna. Um profissional que não utiliza o computador como ferramenta de trabalho hoje em dia está obsoleto. Certamente irá perder em competitividade e eficiência. Não estará conectado ao mundo moderno.
No entanto, até mesmo nosso lazer foi invadido pela tecnologia. Os jogos eletrônicos tomaram um grande espaço na vida de muitas crianças, jovens, adolescentes e adultos, o que tem limitado muito as habilidades sociais na nossa sociedade moderna.
Como resolver conflitos? Bloqueando no Facebook, apagando o histórico? A única forma de resolver conflitos é lidando com eles. É trabalhoso, muitas vezes doloroso, mas sempre enriquecedor.
O ser humano é um ser social, nós precisamos uns dos outros. Nós nos conhecemos através dos relacionamentos, no espelhamento e no confronto com o outro. Só assim geramos calor, energia para viver intensa e plenamente.
Nosso desafio na atualidade? Manter-se atualizado, conectado e usufruir das inúmeras possibilidades que os meios eletrônicos oferecem, e, ainda assim, cultivar o que há de mais humano, o relacionamento.
É o relacionamento humano que torna a vida mais rica, mais complexa e mais bonita de ser vivida.

Patrícia Gimael, psicóloga

Online, imaginária, percebida, suposta… De quantas realidades se faz o Eu? Lei mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *