Seu defeito pode lhe trazer paz

[fb_button]

Todos já passamos pela seguinte situação: alguém próximo aponta alguma característica em nós que não gostamos e de forma pejorativa. Geralmente quando isso acontece unimos forças para o contra-ataque e argumentamos a nosso favor ou ainda escolhemos não ouvir e “deixar para lá”.

Esse processo acontece como uma forma de defesa. Afinal, ao longo do tempo, familiares, amigos e outras pessoas próximas criam expectativas sobre nós. Algumas destas expectativas levamos conosco. Ou seja, também colocamos expectativas sobre nós mesmos. E, naturalmente, desejamos correspondê-las. Mas muitas vezes não conseguimos. Não somos perfeitos. E isso é perfeitamente normal e aceitável.

Portanto, argumentamos e contra-atacamos como uma simples forma de defesa de nós mesmos. Temos dificuldade de aceitar que não somos perfeitos e que não conseguimos corresponder às expectativas que colocam e colocamos sobre nós.

Veja bem, você não é perfeito. E tudo bem! Você ainda é maravilhoso do seu jeito! Quando deixamos essa necessidade de sermos perfeitos para trás podemos nos ver de forma mais realista. Isto significa abraçar nossas qualidades e características e aceitar nossos defeitos! Quando isso acontece é como recitar um poema. Nunca é perfeito, mas é sempre lindo.

E enfim podemos nos aceitar e viver em mais paz. Além disso, quando reconhecemos nossas dificuldades e defeitos nos permitimos melhorar. Aceitamos que não somos perfeitos, mas ao mesmo tempo podemos chegar mais perto disso. Não negue suas próprias características. Se abrace e seja você mesmo.

Maria Cristina Lopes, psicóloga

Defeito. Será mesmo? Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *