Relações competitivas x relações colaborativas

[fb_button]

Estamos num tempo em que valores como honestidade, seriedade e respeito estão sendo trocados por esperteza, bons discursos e dinheiro. Faz-se de tudo para ter-se mais sendo cada vez menos: menos verdadeiro, menos comprometido com o outro e menos profissional.

No ambiente empresarial o poder e a ganância norteiam as relações, tornando-as competitivas. Busca-se o lugar mais alto ou cargo mais importante. Com isso, não nos conhecemos mais, não nos conversamos, não nos olhamos… Isso me faz pensar em como estão sendo construídos os ambientes de trabalho. Na maioria das vezes são estressantes, onde o importante é apenas cumprir metas, emitir relatórios, participar de reuniões e conversar sempre sobre o mesmo assunto: trabalho.

O que eu sei sobre o meu colega de trabalho?

Ninguém mais sabe sobre o pai do colega da empresa que operou do coração ou se o filho da funcionária está bem. Sabe-se somente que aquele colega entregou fora do prazo o relatório solicitado e que a funcionária faltou justo no dia da reunião com o presidente da multinacional.

Quando se pensa em relações colaborativas no trabalho, podemos ir além da ajuda laboral para desenvolver projetos em equipe. Pode-se pensar em conhecer o colega de trabalho para além do ambiente empresarial. Se a pessoa entregou o relatório fora do prazo, deve-se ter um motivo para esse atraso. Se a funcionária faltou à reunião é porque houve algum imprevisto. O que aconteceu? Qual foi o imprevisto?

O que é relação colaborativa e trabalho em equipe?

Se soubéssemos, poderíamos ter ajudado o colega a elaborar o relatório em tempo. Se soubéssemos o motivo da falta da funcionária, teríamos nos preparado melhor para algum imprevisto. Penso que isso sim seja trabalho em equipe. As pessoas se conhecem, sabem umas das outras e, por isso, colaboram umas com as outras, ou seja, estabelecem relações colaborativas que favorecem o rendimento e o desenvolvimento da empresa como um todo.

É possível ter relações competitivas e colaborativas no ambiente de trabalho?

Acredito que quando os funcionários têm a oportunidade de se conhecerem para além do ambiente de trabalho a empresa tem muito a ganhar. As relações, mesmo que sejam competitivas, serão permeadas por valores que estão sendo deixados de lado. Para competir não é necessário lançar mão de atitudes que venham a prejudicar o outro. Com honestidade, seriedade e esforço, os cargos almejados serão alcançados de maneira admirável e com a colaboração de muitos colegas. Vamos pensar sobre isso?

Luciana Raveli, psicóloga

Hora de Colaborar x Hora de Competir. Você diferencia? Leia mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *