O que realmente é o processo de coaching?


Ouve-se muito falar sobre Coaching: “Contrate um Coach e tenha sucesso garantido”, “Potencialize-se fazendo Coaching”.
Nos dias atuais as mídias e redes sociais estão falando muito sobre o assunto, mas você sabe realmente qual a proposta deste processo ou quando você deve utilizar-se dele? Coach é o profissional da área e coachee é o seu cliente (você), enquanto coaching é o processo em si.
Antes de falar sobre o processo, deve ficar claro que coaching não é terapia, pois não se trabalha com problemas do seu passado (há profissionais especializados para tais fins, como psicólogos e psiquiatras). Também coaches não são treinadores, como a tradução da palavra nos dá.
Coaching é um processo com início meio e fim, onde exerce-se uma relação de confiança com o coachee. Trabalhamos como facilitadores no desenvolvimento do autoconhecimento do nosso cliente, estimulando e potencializando suas habilidades capacidades e competências para atingir seu objetivo.
É um processo de reflexão e interiorização, pois durante as sessões (que variam de oito a dez), e de comum acordo, serão traçadas metas alcançáveis e planos de ação para semana, todas direcionadas ao objetivo final.
O profissional utiliza-se de inúmeras técnicas e ferramentas, entre elas, as “perguntas poderosas”, que na verdade são perguntas comuns, curtas e simples, porém que contam com as competências deste profissional em formulá-las assertivamente no momento oportuno, somando habilidade de uma escuta ativa e seu conhecimento da essência humana.
Coachs, como no meu caso, em Formação em PNL (Programação Neuroliguística), dispõem de mais recursos e técnicas para utilizar durante o processo. Também podemos ressignificar crenças limitantes e fazer uso da hipnose se necessário for.
O processo de Coaching envolve etapas, bem como nosso coachee:
Processo / Coachee
1 – Conversa, conhecimento e aprovação / Vontade
2 – Seleciona dados, agregar significado / Identificação
3 – Identifica Crenças limitantes / Conscientização
4 – Faz suposições sobre itens anteriores / Capacidade e garra
5 – Chega à conclusão / Dedicação
6 – Toma decisão / Persistência
7 – Divide metas atingíveis / Disciplina
8 – Empreende a ação / Superação
9 – Atinge objetivo desejado / Vitória

Perceba que o caminho é trilhado pelo coachee, cabe ao profissional acompanhar seu avanço no processo, que foi previamente acordado entre ambos nas sessões. Cabe a nós, coachs, maximizar o desempenho para que nosso cliente liberte seu potencial e autoestima, provocando uma onda motivacional constante no processo.

– Você está sendo promovido, mas sente-se inseguro de corresponder às expectativas? O coach ajudará você a resgatar a sua autoestima e pontencializar suas habilidades, ressignificando suas crenças limitantes.

– Você tem como objetivo falar em público, mas é tímido e tem medo (todos nós temos)? O coach, com suas técnicas e ferramentas, irá ajudá-lo a superar suas limitações. Se quiser, poderá chegar a ser um palestrante;

– Você que está em um cargo de liderança, mas teme não ser bem-sucedido e aceito pelos liderados? O coach, com formação em PNL, saberá maximizar teu potencial para uma liderança de sucesso, com empatia entre outras habilidades.

Você se sente meio perdido no caminho, na profissão ou nos estudos? O coach saberá facilitar seu desenvolvimento na busca do autoconhecimento.

Você já passou dos 50 anos ou está aposentado e sem perspectiva de futuro a curto prazo? O coach com suas técnicas e PNL o ajudarão a resgatar sua autoestima e motivação para novos prazeres.

Existem muitas especialidades no mercado relacionadas ao coaching. Mencionei as que trabalho, mas há coaching para emagrecimento, para finanças, para executivos etc. Agende uma sessão (costumo fazer a primeira gratuitamente), e juntos iremos identificar qual especialidade você está necessitando neste momento e siga em frente, porque o futuro é belo e brilhante para aqueles que se desenvolveram como seres mais humanos de bem e valor!

Lorena Fontoura
Coach e Coautora das obras de Gestão Pessoal da Editora Pragmatha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *