O poder do exemplo

[fb_button]

Vamos iniciar entendendo primeiramente o verdadeiro significado da palavra “exemplo” e então saberemos o seu real poder.

Exemplo: Segundo o dicionário, a palavra exemplo é tudo que pode ou deve ser imitado; modelo que deve vir dos mais sábios.

Nos dias atuais a rotina do trabalho e a tecnologia oferecida aos nossos filhos têm afastado as possibilidades de diálogos que antigamente eram consideradas naturais, tais como jantar em família, histórias do dia e até as discussões e divergências entre ideias. Então, educar passou a ser de responsabilidade das escolas e professores onde antes havia apenas a obrigação da escolaridade.

Mas engana-se quem pensa que, embora sem diálogos constantes, nossos filhos deixaram de nos olhar como exemplos de cidadãos e chefes de família. Nossa conduta referente a valores e ética se tornaram ainda mais importantes e devemos ser exemplo, pois através dessa postura transmitimos conhecimento e compartilhamos experiências.

Temos assim o poder em nossos atos que são minuciosamente analisados e absorvidos como exemplos reais de postura perante a sociedade e dentro da própria família. Devemos nos policiar e mesmo que haja o costume do diálogo o poder do exemplo não pode ser descartado e sim considerado como um desafio, uma missão para que nossos filhos e jovens cresçam com valores que jamais serão corrompidos.

Ser ou dar exemplos realmente não é fácil, mas podemos iniciar com situações que fazem parte da rotina dos nossos dias e do modo de ser. Inspirar todos a nossa volta, não tentar mudar ninguém, mas ser exemplo para futuramente fazer a diferença, é o grande mote.

Daniela F.N. Depolli, psicóloga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *