“Em 20 minutos, tudo pode mudar”

[fb_button]

O ser humano tem como uma de suas mais marcantes características a busca pela certeza, pela segurança, pelo controle das situações, porém isso sempre foi e continuará sendo algo quase impossível de se conseguir, ainda mais em tempos como os que vivemos, em que somos bombardeados por informações novas o tempo todo. Como já diz o slogan da rádio: “em 20 minutos, tudo pode mudar”. Então como lidar com isso?

Por mais absurdo que possa parecer, o “controle” da nossa saúde mental está em aceitar que não temos controle! Mas Júlia, como assim? Explico: precisamos aceitar que a vida é como um barco no oceano. Podemos ter um pouco de controle sobre para que lado estamos indo e onde queremos chegar, mas precisamos aceitar que podem vir tempestades, a maré pode mudar e algum empecilho aparecer. Porém, isso não quer dizer que a viagem necessariamente será ruim.

Podemos encontrar novas paisagens no caminho, novas sensações e novas experiências, fazendo com que a viagem se torne mais interessante, fazendo com que o não controlado nos surpreenda e até aquilo que pode ser visto como ruim possa contribuir para a nossa vida de alguma forma.

Acredito que uma forma de se viver bem, sem dúvida alguma, é aprender a mudar de perspectiva, aprender a olhar cada situação por um outro viés… Sabe a história do copo meio cheio ou meio vazio? Acho que é por aí…

Então, se eu puder deixar uma dica, convido a pensar sobre todas as vezes que seus planos não deram certo e quantas vezes você foi surpreendido com o que veio depois. Será que, se tudo tivesse acontecido exatamente como você planejou, você chegaria onde chegou? Julia Lainetti, psicóloga

 

Você lida bem com incertezas? Leia matéria completa aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *