Como está sua marca pessoal em tempos de redes sociais?

 


Marketing pessoal não é só ter um cartão de visitas legal, usar roupas adequadas… etc.. etc… Claro que isso também é importante, mas hoje em dia temos muito mais meios de mostrar quem somos e o que buscamos. Para isso não precisamos demonstrar uma vida perfeita na internet, mas sim trabalhar alguns pontos positivos, que possam ser úteis para alguém, usando as diversas redes sociais disponíveis.
Quais redes sociais eu costumo utilizar e com quais funções:
1 – Linkedin: é legal para descobrir vagas de empregos, para ser encontrado por um headhunter e fazer networking com os outros usuários. No entanto, minha principal utilização é para postar e também para ler artigos, afinal tem muita gente boa escrevendo coisas legais por aqui.
2 – Facebook: utilizo mais para me relacionar com as pessoas que eu conheça, amigos de longa data e por aí vai, um bom lugar para emitir opiniões, e, claro, dar aquela divulgada em nosso trabalho.
3 – Instagram: costumo postar coisas do cotidiano, ou seja, coisas que todos fazem, uma foto de um prato diferente, rotina de exercícios, localização, atividades profissionais, afinal os Stories são viciantes. E no feed costumo colocar algumas coisas mais importantes, como eventos e viagens, por exemplo.
4 – Twitter: utilizo para saber as últimas novidades, principalmente do meio de trabalho, afinal, todo profissional precisa estar bem atualizado.
Certa vez li um artigo que falava da importância de usarmos o mesmo nome de usuário em todas as redes, bem como a mesma foto, isso como uma forma de fazer a nossa “marca pessoal”. Também não é legal deixar sua página sem atualização, mas também não exagerar no mais do mesmo. Outra dica importante é evitar os clichês que “queimam o filme”, como fotos com bebida, postagens preconceituosas, críticas e indiretas.
Essas dicas simples podem ajudar a criar sua marca pessoal na internet, pois as opções são diversas para que possamos mostrar nossos diferenciais, não manipulando a realidade, mas mostrando de que forma podemos contribuir para os ajudar outros.

Larissa Missel Braga
Publicitária, Especialista em Marketing Digital e Coautora das obras de Gestão Pessoal da Pragmatha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *